Vacinação contra a gripe é prorrogada para 30 de junho
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que acabaria na próxima sexta-feira (5), foi prorrogada para o dia 30 de junho. O motivo é que a meta de imunização dos grupos prioritários não foi atingida. Dados do Ministério da Saúde apontam que dos 77,7 milhões considerados público prioritário, 63,53% foram vacinados, percentual abaixo da meta de 90%.
A campanha de vacinação teve três fases e a última delas foi dividida em duas etapas. A primeira, que começou em 11 de maio, teve como público-alvo pessoas com deficiência; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e mães no pós-parto até 45 dias. A segunda etapa tem como foco os professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos.
Complicações e óbitos
A vacinação contra a gripe é considerada importante por reduzir as complicações e óbitos em decorrência da gripe Influenza. A preocupação é ainda maior devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), que ocupa parte importante da rede pública de saúde.
"[A prorrogação da campanha é] mais uma oportunidade para que os públicos de todas as fases, que ainda não se vacinaram, possam procurar de forma organizada as unidades de saúde", destacou o secretário substituto de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Eduardo Macário, através de nota.
*Com informações da Agência Brasil

Post a Comment