Relatório da CBTU aponta falha humana como causa da colisão entre dois trens, ocorrida em fevereiro
De acordo com o relatório emitido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) nesta segunda-feira (11) sobre a colisão entre dois três no Metrô do Recife (Metrorec), ocorrido no dia 18 de fevereiro deste ano e que deixou cerca de 70 pessoas feridas, houve falha humana. Segundo o documento, a culpa pelo ocorrido foi atribuída ao condutor do trem, que se distraiu e bateu em outro trem que estava parado.
Para obter os resultados, a comissão que investigou o caso analisou imagens das câmeras de segurança tanto das estações como dos trens. Elaborado por técnicos da CBTU, o relatório aponta que no momento do acidente o condutor, que não foi identificado, estava conversando com outro maquinista, que estava de carona. De acordo com as regras da Companhia, essa prática não é permitida. Essa conversa, segundo o laudo, havia distraído o condutor, que não teve como frear o veículo a tempo de evitar o acidente.
A CBTU cita ainda que, de acordo com as imagens colhidas pelas câmeras localizadas dentro da cabine do maquinista, que fica na frente do trem, o freio foi acionado a uma distância de 34 metros de uma composição para outra, quando poderia ter sido visualizada a 200 metros. O laudo recomenda ainda um estudo que seja capaz de medir a eficácia do acionamento dos freios dos veículos. Além disso, orienta para que os botões de velocidade restrita estejam lacrados e que sejam usados apenas em momento específicos, como testes.

Post a Comment