Bolsonaro publica vídeo de bloqueio no Recife e dispara: 'Governador decidindo sobre sua liberdade'
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhou, na manhã deste sábado (16), um vídeo nas suas redes sociais com criticas ao governador Paulo Câmara (PSB), e disparou: “Governador decidindo sobre sua liberdade”.
No vídeo compartilhado por Bolsonaro, a pessoa que gravou as imagens critica os bloqueios realizados nessa sexta-feira (15) por autoridades de segurança e de trânsito para evitar a realização de uma carreata nas ruas da Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, contra o isolamento social.
O protesto, que terminou na delegacia, foi organizado por apoiadores do presidente contra o endurecimento das medidas restritivas em cinco municípios pernambucanos, por causa do avanço do novo coronavírus, seguiria até o centro do Recife, próximo ao Palácio do Campo das Princesas, e retornaria para a Zona Sul. No entanto, segundo uma nota conjunta das polícias Civil e Militar, houve intervenção "para impedir a aglomeração de pessoas."
A nota ainda informa que, inicialmente, uma mulher e dois homens foram conduzidos para a Delegacia de Boa Viagem, também na Zona Sul da capital, e três veículos foram apreendidos. De acordo com a nota divulgada, "a ação das forças policiais cumpre determinações de decretos estaduais e recomendações do MP e MPF para evitar a disseminação da covid-19. Não teve, ao contrário do que afirmam os organizadores, qualquer motivação política na atuação policial, e sim a de proteger a população contra a disseminação da doença."
As polícias informaram ainda que outras pessoas e outros veículos estão sendo conduzidos para a delegacia e os procedimentos cabíveis serão realizados. O caso está sob responsabilidade do delegado seccional de Boa Viagem, Felipe Monteiro.
Um dos líderes do Liberta Pernambuco, movimento que foi um dos organizadores do ato junto ao Bolsonaros Pernambuco, Endireita Recife e Confederação Direita Brasil, Alessandro Sarmento, afirmou que a manifestação foi contra o lockdown e a favor das vidas. "A nossa forma de ver com o cuidar das vidas, é através da economia. Nós acreditamos que sem emprego, sem dinheiro, você não consegue cuidar de si próprio, dos seus entes queridos. Você não consegue ter alimentação, você não consegue ter moradia, e consequentemente a pandemia em pleno caos econômico vai ser muito pior. Vai morrer gente demais. Porque se o estado arrecada menos, consequentemente a receita para o repasse da saúde, para infraestrutura, para educação, também diminui. Então, o lockdown não vai matar o vírus", disse. Segundo ele, aproximadamente 4 mil pessoas estiveram presentes.
Segundo Mateus Henrique, integrante do Direita Pernambuco, um dos movimentos que participaram da manifestação, a aglomeração começou a acontecer quando as equipes policiais interviram na carreata, que saiu de um posto de gasolina da Avenida Mascarenhas de Moraes e foi interrompida ainda na via.
"Não teve confusão e nem briga, foi algo muito tranquilo. Só o oficial na base da conversa, disse que tinha que conduzir, e não houve resistência", comentou. Ele disse que a intenção, ao chegar no centro do Recife, era "buzinar e ir embora".
Post a Comment